historia do hip hop alagoano

 

 aee naeliton santos voce pediu pra saber sobre a historia do hip hop alagoano olha AI !!!

DJP
Em 1994 eu DJP cheguei de São Paulo trazendo na bagagem mental uma grade de conhecimento Sobre um movimento chamado HIP-HOP antes de vim para Maceió passei primeiro em União dos Palmares onde ja tinha morado 12 anos (de 1980 a 1992)Foi em janeiro de 1994 em União dos Palmares que eu comecei a organizar o HIP-HOP os primeiros adeptos ao movimento em UP. foram os meus amigos de infancia infelizmente muitos deles ja tinham caido em algumas armadilhas da vida como alcóol, maconha, armas, casamento na adolecencia etc. mas como o HIP-HOP que eu tinha conhecido falava justamente em resgatar a auto estima de pessoas nesse tipo de situação, meus amigos logo se identificaram com o rep nacional que na época realmente tinha letras anti drogas, anti armas era mais consciênte tipo THAID E DJ HUM,
ND NALDINHO , GERAÇÂO RAP, COMANDO DMCs. RACIONAIS MCs etc .
Como a maioria de hoje a maioria em 1994 abraçaram RACIONAIS como grupo preferido (passeio no parque e homen na estrada) ouviam escondido devido a ignorancia dos paes e demais pessoas que não aceitavam rep como musica descente para ouvir devido girias e palavrões das letras. Se em SP era dificil pro REP aqui no nordeste era 1000 vezes mais, pois o nordestino infelizmente era bem mais desenformado ,ainda hoje não ta facil apesar de termos um numero concideravel de adeptos ao rep ,Mas voltando ao passado , alem do rep apresentei tambem o trabalho do DJ dentro do HIP-HOP e assim surgiu o primeiro grupo de rep de União dos Palmares (o UNIÃO DMCs) formado por mim e uns chegados que participavam de uma banda afro, mas infelizmente a imaturidade deles não fez vingar frutos ai foi quando eu mudei para a capital alagoana MACEIÓ, mas deixando em União dos Palmares jovens promissores para desenvolver o HIP-HOP . jovens que ja estavam se desenvolvendo no breakdance e ja com uma ideia dos demais elementos do HIP-HOP Então chegando em maceió ainda em 1994 fui logo a procura de adeptos do HIP-HOP, ja com indicação de meu cunhado na época (O Ace Lu) que devia ter uns 11 anos de idade ele me falou que o primo dele conhecia uns cara que faziam rep e dançava break , por conhecidencia fui morar bem proximo ao bairro que ele me indicou (o SALVADOR LIYRA) Sem demora procurei o primo do Ace Lu que me levou até o CARLINHOS, DENIS e o CAL fomos apresentados e logo as ideias foram batendo e gerando planos para desenvolvermos o HIP HOP em Maceió Ai então eles me levaram ao movimento que ja acontecia na capital alagoana A primeira manifestação de hip hop que participei ou melhor que prestigiei foi numa praça no jacintinho so que infelismente o que vi não era uma manifestação 100% hip-hop pois parecia mais um show de calouros em praça pulblica vi o break ser sufocado pela dança na boquinha da garrafa o dj tinha os discos mas não tocava infelizmente fiquei decepicionado e pra compeletar uns cara que tava zuando em volta da roda começaram a brigar dando fim ao evento
Depois dessa decepção trocamos ideias e os cara me disseram que tam bem não esperava aquelas poradas erradas e falaram que não era daquela forma que o HIP-HOP acontecia então me falaram de outra movimentação que acontecia numa praça de um bairro chamado SANTO EDUARDO e que la era mais organizado os DJs eram mais responsa e que eu poderia até levar uns vinil pra tocar so que ! essa movimentação ja não acontecia a tempos.
Passado uns 3 ou 4 meses EU o Carlinhos, o Denis e o Cal ja tinhamos formado um grupo de rep (O PLANET DMCs) que não foi um grupo 100% de rep nascional pois na época o modismo era o (REP CARIOCA) como Cidinho e Doca, MC Macinho Etc. então o planet por influencia minha rimava mas por influencia dos outros componentes tambem cantava o funk carioka so que rep ou funk as letras eram propias e até concientes pois não apelava para baixaria como hoje . Assim eu notei que a influência da cultura periférica em Alagoas tinha uma tendência maior para cultura periferica Carioca ou seja o (FUNK Carióca)
fomos a esse movimento no SANTO EDUARDO realmente senti um clima melhor vi um camarada chamado ARY CONCIÊNCIA era ele que organizava o HIP-HOP AL na época ele fazia parte do movimento negro e dava altas ideias no microfone mas notei que os b.boys não ligavam muito pras ideias so pemsavam em dançar e os Djs em tocar vi que o ARY tentou mas na época os b.boys não se organizava como em SP não trabalhavam o conhecimento e assim comecei a enxergar que o HIP-HOP ALAGOANO faltava se organizar e que justamente por falta de organização ,em massa estava em declinio os b.boys formavam galeras e não formavam crews. os DJS optaram pela cena eletrônica ou apenas animadores de festas de quaquer estilo ,Mcs quase não existiam fora O PLANET DMCs que agente tinha formado so vi um grupo de rep e uma so vez que nem lembro mais o nome
Os adeptos foram desaparecendo aos poucos e assim o em 1995 os que eram pra serem a VELHA ESCOLA DO HIP-HOP EM ALAGOAS estavam praticamente aposentados e ate mesmo desviados se tornaram adeptos a outras culturas como o REGGAE que dominou a maioria na periferia alagoana.

 

Ja em 1995 aqui em Maceió na area do Tabuleiro novo precisamente no bairro CLETO MARQUES LUZ ja tinhamos iniciado uma oficina de Hip-Hop com as primeiras amizades que fiz em Maceió
Era com uma turma que costumava fazer atividades culturais com varios jovens na comunidade tendo como lederança o Cristiano e o Welinghton ,começamos com BREAK mas não demorou a desnvolver o REP e assim EU (DJP),CRISTIANO,WELINGHTON,WEL
do BACKING e JULIMEN formamos mais uma vez o União DMCs ,Usei esse nome por que estava continuando um trabalho que tinha começado em União dos Palmares,no inicio o grupo so cantava letras compostas por mim ,mas logo eles foram mostrando suas
ideias tambem influenciados pelo funk carioca fizeram algumas letras nesse estilo,Mas comforme foram emadurecendo com o HIP-HOP escutando mais Rep nacional que eu mostrava para eles dizendo que um grupo de REP tinha que fazer Rep daquela
forma contando a realidade vivida em Maceió, O JULIMEN era um garoto problema na época logo se indentificou com RACIONAIS e se tornou praticamente o principal MC do grupo assim foi amadurecendo e deixando de ser aquele garoto problema servindo de exemplo para muitos ,Assim como JULIMEN os outros foram amadurecendo as ideias sobre o HIP-HOP e o grupo foi se solidificando com o movimento chegando ao ponto de mudar o nome,pois queriamos um nome pra representar o nordeste por que UNIÃO DMCs era um nome que representava mais a cidade de UNIÃO DOS PALMARES,Então assim nasceu O RN (REFLEXÃO NORDESTE) isso foi em 1996 O RN não só era um grupo de REP pois na época todos gostavam de dançar breakdance então estavamos sempre treinando aos domingos
trazendo e incentivando novos adeptos tanto para o BREAK como para o REP isso acontecia todo domingo fizece chuva ou sol la estavamos nos ,Iniciamos essas atividades em um comite em época de eleição como o candidadto não ganhou ficamos sem local mas não desistimos fizemos a correria e comsseguimos apoio de um cara chamado PAULO CABELEIREIRO que tinha uma academia de ginastica ao lado de seu salão,ele nos cedeu aos domingos durante a tarde passamos cerca de um ano depois fomos para uma escolinha em 1997,nesse mesmo ano depois de ficarmos sempre mudando de local mudamos para ASSOCIAÇÂO DO CONJ.DUBEAUX LEÂO onde ja tinhamos um movimento mais firmado pois ja estavamos fazendo HIP-HOP mais raiz sem influencia do FUNK CARIÒCA nessa época começamos a apresentar o HIP-HOP para comunidade fazendo movimentos na praça apresentando nossos trabalhos com BREAK e REP.e assim cada vez ia surgindo novos adeptos ja tinhamos nos aprofundado muito sobre a organização do HIP-HOP e assim
formamos a P.A.P que de inicio significava (POSSE AÇÂO PERIFÈRICA) mas alguns ja tinham acesso a internet e vimos que ja existia uma posse em SP com esse nome então mudamos o AÇÂO para ATITUDE Nascendo assim a primeira posse de HIP-HOP em ALAGOAS
a POSSE ATITUDE PERIFÉRICA Como ja tinahamos conquistado varios adeptos e ganhado apoio da presidente da associação do Conj. B. Leão e nos organizado como POSSE DE HIP-HOP nos tornamos uma referência do movimento HIP-HOP ALAGOANO muitos nos procuravam para saber mais sobre nosso trabalho com o HIP-HOP e muitos chegavam e queriam fazer parte do nosso movimento Conforme ia crescendo o movimento nossas atividades cresciam junto,mas mesmo assim tinha vez que não aparecia ninguem pra treinar eu ficava sozinho no salão,refletia sobre aquilo por que ninguem veio será que vai acabar por aqui depois de varios anos de correria ,mas então eu dizia pra mim mesmo se não querem eu não posso obrigar mas eu sei que eu quero e vou continuar quando era na outra semana ja começava aparecer outros adeptos e aguns outros velhos adeptos querendo continuare assim é até hoje.
AGUARDEN A 3º PARTE  


se quiser conheçer mais a historia acesse o blog da pap 

clique aqui


Related

wiki hip hop 6362913019390151142

Postar um comentário

emo-but-icon

item